Semana do Meio Ambiente – Campus Avançado Sombrio

Durante a semana de comemoração do Dia Mundial do Meio ambiente – dia 05 de Junho, em razão das necessárias reflexões sobre esta temática, foram desenvolvidas algumas atividades no Campus Avançado Sombrio.

Organizada pela professora Sabrina Boeira, coordenadora do Programa de Extensão Minhoca na Cabeça, ocorreu no dia 04/06 a oficina de capacitação para professores da rede pública de ensino de Sombrio – “A Vermicompostagem como uma ferramenta de ensino-aprendizagem”. Durante a oficina os docentes do município e discente dos cursos superiores do Campus desenvolveram conhecimentos e habilidades para o uso da compostagem de resíduos orgânicos como uma ferramenta pedagógica possível de ser utilizada em diversos níveis de ensino e de forma interdisciplinar.

No dia 05/06 os alunos pertencentes ao Grêmio Estudantil realizaram oficina piloto de confecção de papel reciclado. Com os resíduos de papel, gerados pelos alunos e servidores, separados previamente, colocaram em prática as etapas do processo de reciclagem do papel. A partir desta experiência piloto os alunos serão os disseminadores das oficinas para os alunos do Campus. O apoio para a realização das atividades foi da servidora Lônia Lucia Lied e da professora Sabrina Boeira.

No dia 06/06 a professora Carla Sofia realizou oficina com os alunos do curso superior de Licenciatura em Matemática, envolvendo a confecção de sabão líquido com resíduos de óleo de cozinha relacionando com a Modelagem Matemática. Durante as aulas do dia 12/06 os alunos ainda receberão mudas de plantas ornamentais, húmus e biofertilizante gerados pelo Projeto Minhoca na Cabeça.

No dia 19/06, a parceria entre o Cine Clube IFC Sombrio e o NGA, será apresentado o documentário brasileiro “O Veneno está na Mesa 2”, do diretor Sílvio Tendler, cuja temática envolve a discussão sobre o meio ambiente, saúde e economia.

Texto: Sabrina Boeira