Portal do Governo Brasileiro

Semana do Meio Ambiente 2020 – IFC Campus Araquari


Neste momento em que nosso cotidiano está circunscrito pelas medidas da quarentena, o Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do IFC Campus Araquari, em comemoração a semana do meio ambiente, propõe uma ação reflexiva sobre a natureza na vida de cada um de nós.

Nos voltamos para a ideia de natureza de Ailton Krenak, líder indígena quando diz:

“Ela [a natureza] existe em cada uma das células do meu corpo […] no ar que eu respiro, naquelas plantinhas que estão ali no quintal, na chuva que cai, nos raios de sol que atravessam todos esses concretos e cimentos e passam por esse buraquinho da janela aqui. E ela bate com a mesma força e intensidade com que faz uma cachoeira lá no meio do Amazonas ou uma geleira lá no Alasca. Porque a natureza é a vida mesmo. Não há natureza apenas num parque, num jardim”. (Ailton Krenak)

Participa desta ação reflexiva, como parte de nossa formação, da cultura ambiental que praticamos, criamos e recriamos diariamente, por meio das escolhas e gestos que realizamos, o Objetivo 15 proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da vida terrestre nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):

  • Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. (Fonte:https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ ).

Diante dos problemas que vivenciamos nessa semana do Meio Ambiente, nos voltamos para refletir sobre a natureza que nos habita, dos pequenos gestos do dia a dia aos projetos que desenvolvemos coletivamente na escola, nosso lugar de encontro.

O NGA te convida a fazer parte de um desafio para celebrar essa data especial. Para participar, basta entrar no Instagram e marcar o perfil do campus (@ifc.araquari.oficial) em uma foto ou vídeo que representa A natureza na sua vida. Use a hashtag #IFCNaturezaParaMim

As imagens podem trazer memórias de paisagens diversas e também do cotidiano, retratando as vivências em tempos de quarentena.

Texto: Núcleo de Gestão Ambiental Campus Araquari – NGA

Foto: Alessandra Klug

 


Categorias